Saturday, October 15, 2011

O Dinheiro Fácil da Umbanda (de Hogwarts)

Os leitores desse blog, a maior parte interessada em dar uma olhada na literatura e no conhecimento esotéricos, devem ter notado que todos os arquivos de Rubens Saraceni foram deletados do site 4shared.com.

Inicialmente eu achava que seria uma ação da Madras Editora, já pensando no futuro do e-book pago no Brasil. Temos tablets por R$ 290,00 (vindos da China e com garantia de apenas alguns dias, já que na maioria são frutos de contrabando :).

Os livros de Rubens Saraceni sobre Umbanda em geral são completamente sem sentido. A escrita é caótica, o linguajar empolado, o estilo estranho (mas chato) e a gramática está praticamente ausente. Supostamente os livros são psicografados, e como toda boa obra psicografa, são todos iguais.

O conhecimento esotérico e religioso virou uma boa fonte de renda, a ocupação profissional de Rubens Saraceni aparece como "médium" na Wikipédia, ou seja, ele usa a religião como fonte de renda. Nada diferente do que alguns pastores evangélicos ou padres fazem ao afirmarem que estão dando o seu tempo para Deus e, por causa disso, merecem uma retribuição em dinheiro - e quanto mais melhor, afinal Deus não tem limites.

Eu comprei o primeiro livro de Rubens Saraceni há alguns anos, numa conhecida livraria quase exclusivamente esotérica, depois baixei outros livros da Internet e todos que baixei eu comprei, mais por desencargo de consciência do que por admiração.

Nos próximos meses estarei fazendo exatamente o contrário, digitalizando vários livros de Saraceni e disponibilizando na Internet de graça, e quem gostar faça como eu: compre. Não é diferente de ir à uma biblioteca e ler o livro e então decidir que ele realmente é bom e merece ser comprado. Fiz isso com dois livros de Budismo Tibetano e alguns livros de Filosofia e Matemática, eu li em uma biblioteca e depois comprei.

Pouco conhecida é a ligação de Rubens Saraceni com a Madras, com certo grau de parentesco que determina que seus livros sejam não apenas publicados, mas também que fiquem expostos na página inicial da editora como lançamentos mesmo estando no final de 2011 e os livros terem sido lançados no início de 2010.

A Madras trouxe muitos livros anteriormente inacessíveis aos brasileiros para nossa língua através de traduções e, como toda e qualquer editora, algumas traduções são realmente boas (como a de Kenneth Grant) e outras são totalmente ridículas e acéfalas. (Minha perna dormiu, vou pensar um pouco enquanto ela volta ao normal.)

Pronto, "desdormiu". No passado Rubens Saraceni, numa mistura de boa vontade e propaganda pessoal, chegava até a doar seus livros para terreiros e templos de Umbanda, para fazerem parte das bibliotecas desses lugares e ficarem disponíveis para qualquer um ler.

Saraceni recebeu muitas críticas, algumas apenas exageradas, ele vive em um país supostamente democrático e tem o direito de expressar sua opiniões religiosas - por mais malucas que elas sejam. De meu lado sarcástico vem a crítica à criação de nomes por parte de Saraceni. Os livros de Mata e Silva, nos primórdios da chamada Umbanda Esotérica, já continham nomes diferentes para alguns entidades, especialmente para os Exus, assim tivemos Ognax, Issoxô, Iroy e outros nomes que parecem ter saído de algum desenho animado japonês cheio de gente que voa... de qualquer forma, foi algo bastante criativo (não importa se partiu da mente de mortais ou de mortais já mortos).

Mas nada se compara às esquisitices de Rubens Saraceni, numa cópia superficial dessa nova terminologia ele foi mais longe e criou nomes quase impronunciáveis, tais como: Hash-Meir, Lucifer-yê (que eu prefiro pronunciar Lucifer-yê-yê-yê kkkkkk), Mehor-yê etc, etc, etc três pontinhos... Seria até uma invenção bacana, não fosse o excesso de dogmatismo e fanatismo em torno de tudo isso. Os nomes dos orixás seguem as memas "regras" e são transformados em palavras igualmente impronunciáveis.

Eu podia jurar que os nomes dos orixás vinham de culturas africanas, mas...

F. Rivas Neto e Rubens Saraceni vivem trocando farpas e acusações na Internet e fora dela. Claro que Rubens Saraceni usa de sua popularidade. Ele deveria ser mais uma voz e não A Voz da razão, deveria dar mais uma opção e não ser A Única opção. Para evitar isso, dentro dos próximos meses, alguns livros de Saraceni serão digitalizados e colocados na Internet para que as próprias pessoas julguem seu mérito e, afinal, se os rituais dos livros de Saraceni realmente funcionam ele não vai perder dinheiro por causa dessas digitalizações e também poderá usar a força de seus Exus e guias para obrigar aqueles que leram a comprar, ou talvez não...

Para saber mais sobre a palhaçada que está começando a engolir os rituais de Umbanda e criando a Umanda de Hogwarts ao fazer ela virar uma nova Wicca, leia o artigo abaixo e todos os outros do mesmo blog:


Nos próximos meses aguardem alguns livros de Umbanda de Hogwarts para julgarem e opinarem por si mesmos.

4 comments:

  1. CONCORDO PLENAMENTE COM O ARTIGO ACIMA ESCRITO,
    RUBENS SARACENI INVENTA MUITA COISA ADVINDOS DE UMA MENTE QUE NÃO CONHECEMOS BEM , SÓ OS ORIXÁS, AGORA AOS POUCOS ESTA SE ENTITULANDO MAGO RUBENS, LIVROS COMPLICADOS , FIRMEZAS ESTRANHAS,ENSINAMENTOS EQUIVOCADOS , ACONSELHARIA A EDITORA MASDRAS A CONSULTAR OS ANCIÃOS DO POVO BANTO E PASSAR OS LIVROS DE RUBENS SARACENI POR UM CRIVO DOS MAIS VELHOS , FUNDADORES DA RELIGIÃO , AOS QUAIS DEVEMOS MUITO RESPEITO , NEM TUDO QUE VENDE POR TER UM TITULO INTERESSANTE É VERDADE E DE INTERESSANTE SOMENTE OS NOMES MESMO DOS LIVROS DO AUTOR - NOTA ZERO - ASSINADO MAGO ANAEL DOS SANTOS - INICIADO NA MAGIA DESDE 12 ANOS DE IDADE, CATECÚMENO DE UMBANDA E CANDOMBLÉ, PRATICANTE E MESTRE EM ALTA MAGIA.

    ReplyDelete
  2. EU TAMBÉM CONCORDO PLENAMENTE COM O TEXTO A CIMA. RUBENS SARACENI INVENTOU UM MONTE DE LOUCURA. EU INFELIZMENTE GASTEI MEU SUADO DINHEIRINHO COM SUAS MALDITAS OBRAS. BAIXEI TAMBÉM ALGUMAS DA NET E APÓS UMA LEITURA DE SEUS LIVROS VI QUE ELE TÁ ENTRANDO NOS LIVROS DE ELIPHAS LEVI E FRANCIS BARRET PARA DAR SUAS PRÓPIAS OPINIÕES A RESPEITO DOS SIGILOS. SEM CONTAR QUE ELE SE ACHA O PODEROSO INICIADOR. ENGRAÇADO É QUE EM SEUS LIVROS NO FINAL SEMPRE ELE FAZ ANUNCIOS DO TIPO: "VENHAM JÁ SE INICIAREM COMIGO, APROVEITEM E POR APENAS UNS TROCADOS VOCÊS SE TORNARÃO MAGOS DO FOGO, DA ÁGUA, DA TERRA, DO AR, DO ARCO-ÍRIS, DAS 7 NUVENS SAGRADAS, DOS SETE VULCÃOS ENCANTADOS".

    ReplyDelete
  3. ´´É livre a manifestação do pensamento sendo vedado o anonimato´´, não vejo porém o nome do autor deste texto. A afirmação feita que Rubens Saraceni vive ( vivia) da religião é uma inverdade, ele vivia da venda dos seus livros e dos cursos que ministrava, e diferente de alguns pastores evangélicos que distorcem o seu livro santo para cobrar dízimos, isso não ocorria, até por que compra o livro quem quer, e fazia os seus cursos quem nele se matriculava. Para a felicidade do anônimo autor deste texto, atos preparatórios não constituem crime, mas exibir Obras protegidas por direito autoral sim, portanto amigo, saiba que estou encaminhando seu texto para a Família do autor em questão, para que caso se interessem façam uma busca adequada e encontrando tais obras, sendo postadas por você sem suas autorizações, faço votos que ofereçam queixa crime contra a sua pessoa para que responda por seus atos.
    Uma obra pode ser criticada, afinal o gosto por um tema ou leitura é de cada um, porém não é por acaso que Rubens Saraceni foi e ainda é um dos Maiores Escritores do Brasil, mais ainda, seus livros e sua doutrina fizeram muito pela Umbanda, e pelo seu texto, eivado de um sutil rancor o qual desconheço as razões), depreendo que de fato você não o conheceu ou mesmo leu seus livros e compreendeu a doutrina de Umbanda Sagrada, pois mesmo o mais raso dos intelectos encontra sentido em tudo o que ele escreve, sendo sua linguagem inteligível.
    Quer criticar uma obra? informe-se, e ao tecer críticas exponha-as e fundamente-as, não basta escrever de forma estercorária criticando algo sem apontar o que é criticável, como se isso bastasse para que de alguma forma sua retórica vazia o colocasse em situação superior pelo simples fato de falar, por que falar, convenhamos, até papagaio fala certo?.
    Mais ainda, uma coisa é criticar uma obra ou trecho da obra, outra é lançar sutilmente a pessoa ao vitupério e por essas razões vê-se de que você não o conheceu, tampouco o seu trabalho acompanhando-o de perto, do contrário não tenha dúvida, você jamais diria essas bobagens e nutriria por Ele algo que eu creio está bem afastado do seu íntimo, o Amor Fraternal. O Maior Sucesso dele não é a venda de livros ( que são sucesso até hoje), ou ainda que sua mensagem encontra-se viva e ainda sendo propalada por toda parte, o maior sucesso dele foi simplesmente Ser quem Ele era , fazer o que ele fez, e pelo seus atos, ordenar o até então caotizado meio doutrinário Umbandista, já tão conspurcado por tantos pseudo-sábios e pseudo-sacerdotes, e pseudo-umbandistas que não se contentam apenas em servir aos Orixás, mas usam a língua e as mãos para disseminarem mentiras, e o veneno contra seus semelhantes. Repudío suas assertivas, e vou acreditar e assim entender que o aparente ranço que suas palavras carregam, deturparam sua lucidez. Vou terminar contando a você uma pequena filosofia de vida popular: é a filosofia do `` caminho de lixo´´, há pessoas neste planeta( algumas que inclusive o parasitam de forma inconteste), que assemelham-se a `` caminhões de lixo´´ que carregam em sí toda a imundícia emporcalhada do mundo. Quando um caminhão de lixo passa próximo de nós, sentímos seu mau cheiro, seu barulho desagradável, mas assim como agradecemos o lixeiro por levar nosso lixo, nós também devemos agradecer a pessoas que `` carregam o lixo do mundo´´, por que estas apesar de desagradáveis tão rápido quanto chegam, se vão. Rubens Saraceni, é uma estrela, uma luminosa estrela guia, e sua luz não se apaga, apesar de muitos incessantemente tentarem fazê-lo, infelizmente, estrelas estão no firmamento, em locais sumamente inalcançáveis a alguns bípedes humanos. De qualquer forma, deixo meu agradecimento a você, `` crítico´´ oculto, por mostrar por meio de suas palavras, o nível de seu conhecimento ( ou ausência dele).

    ReplyDelete
  4. Acabei de ler aquela pouca vergonha que ele chamou de "Livro do Exu" (Exu de Nárnia era uma boa definição) e tchê... tu lavou minha alma aqui

    ReplyDelete